Tradução | Milhares de pessoas desfilam em Tóquio pela conscientização relacionada à comunidade LGBT

[Artigo originalmente publicado pelo Japan Today em 8 de maio de 2017]

TÓQUIO - Milhares de pessoas participaram de uma parada no distrito de Shibuya, Tóquio, no último domingo com o objetivo de aumentar a conscientização em torno dos assuntos relacionados à comunidade LGBT, desfilando por ruas movimentadas enquanto seguiam uma carreata decorada com as cores do arco-íris.

Aproximadamente 6 mil pessoas participaram do evento, incluindo pessoas com deficiência, clamando pelo fim da discriminação, de acordo com a organização sem fins lucrativos Tokyo Rainbow Pride, que organizou o desfile.

"As pessoas que fazem parte de grupos minoritários às vezes se preocupam com quem são, mas ao desfilar na frente de um grande público, elas adquirem confiança", disse um rapaz de 24 anos nascido em Yokohama, que se define como bissexual.

Essa foi a sexta vez que a parada aconteceu em Shibuya, disseram os organizadores.

Em abril de 2015, a prefeitura de Shibuya se tornou o primeiro município do país a reconhecer uniões estáveis entre parceiros do mesmo sexo como equivalentes ao casamento, passando a emitir um certificado oficial para tais casais. Mais tarde, vários outros municípios deram continuidade à iniciativa.

Uma lei especial decretada a partir de 2004 abriu caminho no país para que transgêneros pudessem mudar seu sexo biológico sob algumas condições. Aproximadamente 6 mil pessoas fizeram a cirurgia de redesignação até o fim de 2015.


Além disso, na última sexta-feira antes da Tokyo Rainbow Pride, o maior evento LGBT do Japão, a central da Fuji TV participou de um projeto de iluminação conhecido como "GLITTLER 8" com o objetivo de mostrar apoio à iniciativa, iluminando o edifício com as cores da bandeira LGBT.