Recomendação | Internacionalizando o amor entre garotas: cinco obras não-japonesas que valem a pena conferir

O trocadilho do título é péssimo, eu sei, mas não pude deixar de chamar a atenção para o fato de que o GL (Girls' Love), gênero dedicado para obras que apresentem desenvolvimento romântico entre duas garotas, têm deslanchado no cenário internacional. 

Dentro da indústria dos animes e mangás, para a nossa tristeza, a realidade é que o GL pode ser considerado praticamente um nicho de mercado - é pequeno, não possui muito investimento e ainda é preenchido por clichês e estereótipos, conforme discutimos nesse artigo aqui. São poucos os títulos que conseguem serialização em revistas e realmente fazem sucesso a ponto de ganhar um anime, por exemplo - eu poderia citar Girl Friends e Citrus (o primeiro tido como um marco do gênero e o segundo uma obra popular recente) que, apesar do sucesso, nunca receberam uma adaptação para as TVs. 

Grande parte do material que encontramos nesse gênero é fruto de doujinshis (trabalhos feitos por fãs de determinadas obras ou artistas independentes) e o acesso a eles é muito restrito, pois dependemos de pessoas que frequentem as convenções (especialmente a Comiket) para comprá-los e escaneá-los, além de equipes de scanlators que estejam interessadas nos projetos para fazer a limpeza, traduzi-los e compartilhá-los conosco. Tudo isso contribui para que o espaço do GL seja limitado e consequentemente não encontremos muitas obras diferenciadas por aí. Sim, é realmente terrível. Por outro lado, não quero que vocês, caros leitores, percam a esperança no gênero, pois trago boas notícias com esse post!

Não sei se é do conhecimento de vocês, mas histórias em quadrinhos publicadas na internet têm se tornado uma espécie de hit nos últimos tempos (a tecnologia é uma coisa incrível!) e graças a isso fomos capazes de reduzir algumas das nossas limitações. Nesse sentido, quero apresentá-los a uma plataforma chamada Lezhin Comics.

Até pouco tempo atrás, a Lezhin Comics era uma plataforma que publicava exclusivamente histórias em quadrinhos coreanas (manhwas) e o único idioma no qual elas eram disponibilizadas era o coreano. No entanto, eles perceberam que tais histórias estavam fazendo sucesso com muita gente fora da Coréia (a maioria levada por scanlators, provavelmente) e decidiram inovar, criando uma plataforma igual, só que em inglês. Diferentemente do coreano, o inglês é uma língua considerada universal e com isso as histórias começaram a se espalhar rapidamente pela web, quase como um incêndio fora de controle, e é aí que eu queria chegar.

Graças a plataformas como a Lezhin Comics, vários artistas estão tendo a oportunidade de divulgar suas histórias em uma língua universal, e isso inclui contribuições para o GL. Venho através desse post, portanto, indicar obras de GL que podem ser encontradas nessas plataformas e que fogem dos clichês e estereótipos que estamos tão acostumados a encontrar no gênero. Digam adeus para as menininhas fofinhas do ensino fundamental e médio que dão mil voltas até aceitarem que gostam de meninas e digam olá para o mundo adulto das relações entre mulheres!

What Does The Fox Say?
Gênero: Romance, GL
Autoria: Team Gaji
Classificação: +18 
Capítulos: 58
Status: Em lançamento (novos capítulos saem nos dias 8, 18 e 28 de cada mês)
Sinopse: Seongji é contratada para trabalhar em uma empresa desenvolvedora de jogos para dispositivos móveis chamada Hello Studio. Na multidão, uma pessoa se destaca. Direta, alguém que não tolera tolices e dona de um pavio curto, mas que ocasionalmente pode ser vista como donzela - lá está Sumin, a gerente da equipe. Uma arte encantadora e um plot twist chocante!


Disponível em: Clique aqui. O prólogo e o primeiro capítulo são gratuitos. Para ter acesso legal aos outros capítulos é preciso se registrar na plataforma e comprar as moedas utilizadas para destrancar os seguintes. Quem puder, recomendo que contribua com o autor; quem não puder, certamente há scanlators brasileiros publicando o manhwa em português por aí.
Comentários: estejam preparados para encarar uma ride muito louca, cheia de drama, sexo hardcore e plot twists. Vocês vão se apaixonar pelas personagens, depois odiá-las, e aí vão amá-las novamente, e depois se frustrar, e gostar mais um pouco... E por aí vai.

Pulse
Gênero: Romance, GL
Autoria: Ratana Satis
Classificação: +18
Capítulos: 26
Status: Em lançamento (capítulos novos às sextas-feiras)
Sinopse: Mel, uma renomada cirurgiã cardiovascular, vive uma vida sem preocupações na qual o sexo é apenas uma ferramenta para diversão em vez de uma demonstração de afeto. Então, ela conhece uma pessoa que vira sua visão sobre a vida e o amor de cabeça para baixo. Essa história é sobre duas pessoas que se conhecem com expectativas mínimas, mas que logo se cativam por uma relação que muda tudo sobre elas mesmas.
 

Disponível em: Clique aqui. Os dois primeiros capítulos são gratuitos, assim como os especiais. O resto segue o mesmo esquema de WDTFS.
Comentários: a autora tem alguns problemas de escrita (nem sempre o desenvolvimento é dos melhores e o ritmo é meio apressado às vezes), mas no geral é uma boa obra e a beleza da arte com certeza é um ponto a se destacar. É impossível não se encantar com as personagens.

The Love Doctor
Gênero: Romance, GL
Autoria: Chamsae (história) e Bansook (arte)
Classificação: +14
Capítulos: 22
Status: Em lançamento (capítulos novos às terças-feiras)
Sinopse: Jung Erae não faz a menor ideia de como lidar com relacionamentos ou homens, a ponto de ela afastar todo homem que tente se aproximar dela. Desesperada, ela procura ajuda e acaba entrando em contato com a médica do amor, Cha Yoon. No entanto, Erae começa a desenvolver novos sentimentos em relação a essa "médica".
 

Disponível em: Clique aqui. Os dois primeiros capítulos são gratuitos.
Comentários:  Essa é uma historinha pra aquecer o coração e se divertir com a ingenuidade da Jung Erae.

My Girlfriend's Ex-Boyfriend
Gênero: Romance, GL
Autoria: Shinb
Classificação: +16
Capítulos: 08
Status: Em lançamento (capítulos novos às sextas-feiras)
Sinopse: Eu nunca tive curiosidade para conhecer o passado da minha namorada... até aquele incidente! Agora estou morrendo de curiosidade! Quem é esse ex-namorado? Por que ele age de forma tão amigável? O que aconteceu entre eles no passado?! Com certeza não é o seu típico triângulo amoroso.
 

Disponível em: Clique aqui. Os dois primeiros capítulos são gratuitos.
Comentários: confesso que comecei a ler sem expectativa nenhuma e ainda não sei bem o que esperar, mas pelo menos é divertido.  

Fluttering Feelings
Gênero: Cotidiano, Romance, GL
Autoria: Ssamba
Classificação: Livre
Capítulos: 68
Status: Em hiato (a autora está batalhando câncer </3)
Sinopse (Kanojo Ni Kisu): A história segue a vida de duas estudantes da Universidade de Negócios, a ordinária, ligeiramente imatura, Kim No-Rae e a lindamente cativante Baek Seol-A, bem como os seus amigos e familiares. Uma história cotidiana mostrando as lutas diárias e a amizade em construção da Seol-A e No-Rae. As duas jovens se tornam cada vez mais próximas até que ambas têm de lutar com o que o relacionamento delas realmente é.
 

Disponível em: Clique aqui. Corre que é de graça!
Comentários: o desenvolvimento é lento, mas a história é muito bem escrita.