Recomendação | Haikyuu!!: o anime de vôlei que vai te tirar o fôlego

O primeiro episódio de Haikyuu!! foi ao ar no dia 6 de abril de 2014. Lembro-me como se fosse ontem. Embora eu goste muito de esportes, tanto de assistir como de praticar, vôlei nunca havia sido um dos meus preferidos. Não sei se pelo fato da minha estatura não colaborar muito ou se por mera falta de aptidão, mas nunca havia visto muita graça nesse esporte. No entanto, quando o anime de Haikyuu!! foi anunciado, eu gostei muito da proposta, principalmente porque o protagonista era baixinho e pude me identificar um pouco com ele. Por essa razão, decidi dar uma chance à obra. Nesta postagem explicarei os motivos pelos quais eu acredito que vale a pena assisti-la. Comecemos pela ficha técnica:

Sinopse (Chuva de Nanquim): Hinata Shouyou é um garoto que cresceu com uma paixão: o vôlei. Quando criança, Sho assistiu uma partida de vôlei e se encantou com o que viu, e decidiu a partir de então se tornar um grande jogador na modalidade. O problema é que onde Sho estudava os estudantes não pareciam lá muito interessados no esporte, fazendo com que o garoto treinasse durante todo seu ginásio sozinho, sem nenhum companheiro e vivendo de “levantadas de bola” de amigos ocasionalmente. Mesmo assim, Sho conseguiu sua tão aguardada oportunidade de entrar em uma  quadra, mas ao conhecer e ser derrotado por Kagekyama Tobio, o Rei da Quadra, Sho percebe que precisa de muito mais caso queira se tornar um jogador perfeito. Chega o colegial e ele se muda para o colégio Karasuno, onde finalmente acredita que terá a sua oportunidade de vingança contra Tobio. Porém um encontro inesperado pode mudar os rumos desse objetivo, mas fazer Sho almejar vôos ainda maiores. Literalmente.

Episódios: 25 (primeira temporada) + 25 (segunda temporada) + terceira temporada anunciada.

Estúdio: Production I.G (Psycho-Pass, Guilty Crown, Kuroko no Basket)

Gêneros: Comédia, Drama, Escolar, Shounen, Esportes



Quando vi a ficha técnica pela primeira vez, já sabia que poderia esperar um trabalho de qualidade considerando que o anime seria produzido pelo estúdio Production I.G. Na época, no entanto, pelo menos nos ambientes que eu frequentava, o mangá não era muito famoso, portanto eu não sabia exatamente que expectativas criar quanto à história. Lembro bem que os quatro primeiros episódios não me chamaram muito a atenção, talvez pelo começo mais lento, não sei. Mas depois disso, fui aos poucos me apaixonando pela obra. Vou elencar alguns motivos:

• Acredito que seja praticamente inevitável ver as pessoas compararem Haikyuu!! com Kuroko no Basket pelo sucesso tremendo que ambas as obras tiveram. Contudo, Haikyuu!! e Kuroko no Basket se diferem num ponto que é o que torna as duas obras especiais da sua própria maneira: Haikyuu!!, ao contrário de Kuroko, tem um foco mais realista. A melhora vem através do treinamento, esforço e trabalho duro e não há poderzinho que salve na hora do aperto; Kuroko, por outro lado, foca no desenvolvimento dos jogadores da Geração dos Milagres, cada qual com o seu poder especial, como já conhecemos. Particularmente, gostei mais da abordagem feita por Haikyuu!!, mas isso não significa que Kuroko seja ruim.

• O desenvolvimento dos personagens é provavelmente o ponto mais forte da obra. Todos possuem motivações e conflitos que são trabalhados cuidadosamente ao longo da história, fazendo com que possamos entendê-los e simpatizar com os personagens. Cada um é cativante de um jeito diferente, de modo que odiar um personagem torna-se praticamente impossível (eu, por exemplo, desgosto apenas de um). Na segunda temporada esse ponto se destaca ainda mais.

• As relações entre os personagens também são muito bem desenvolvidas. É incrível ver todo o caminho que foi percorrido pelo Hinata e pelo Kageyama até o ponto em que o anime parou, por exemplo. É possível ver o quanto ambos cresceram juntos e individualmente também. Os laços entre os personagens se fortalecem cada vez mais.

• Os jogos são emocionantes. É claro que somos induzidos a torcer pela escola dos protagonistas, mas a tarefa se torna difícil quando também gostamos da escola adversária. Sabemos que em animes de esportes os protagonistas alcançarão o objetivo que têm em mente em algum ponto, mas não sabemos quando, nem como, e essa é a graça de assistir. Ao final de todo jogo nos pegamos felizes por ver quem gostaríamos que vencesse, vencer, mas acabamos ficando tristes pela escola que perdeu, justamente pelo fator que citei de ser quase impossível odiar personagens em Haikyuu!!.

• O cast conta com grandes nomes da indústria, o que torna o anime ainda mais agradável de assistir, por ter tantas pessoas talentosas por trás dos personagens que já são cativantes. Alguns exemplos são:  Hosoya Yoshimasa (Yuuki de Diamond no Ace, Sousuke de Free!, Hyuuga de Kuroko no Basket), Kaji Yuki (Alibaba de Magi, Sonic de One Punch Man, Eren de Shingeki no Kyojin), Nakamura Yuuichi (Gray de Fairy Tail, Kouen de Magi, Guren de Owari no Seraph), Namikawa Daisuke (Jellal de Fairy Tail, Waver de Fate/Zero, Kazehaya de Kimi ni Todoke) e Kamiya Hiroshi (Izaya de Durarara!!, Akashi de Kuroko no Basket, Levi de Shingeki no Kyojin).

• A trilha sonora é ótima. Teve como responsáveis os compositores Hayashi Yuuki (Boku no Hero Academia, Death Parade) e Tachibana Asami (Aoharu x Kikanjuu, Owari no Seraph).

• Embora eu não tenha lido o mangá ainda, já me afirmaram que ele é excelente e o estúdio faz um ótimo trabalho adaptando-o. Dependendo da cena o anime pode, inclusive, ser até melhor.

Quando a primeira temporada do anime acabou, lembro que entrei em um pequeno desespero. A segunda temporada havia sido anunciada porém só seria lançada dali um ano (estreou no dia 4 de outubro de 2015) e a história havia parado em um momento super tenso da obra. Apesar disso, eu não queria ler o mangá para não estragar o anime, então me segurei muito para não ir atrás do material original, e valeu a pena. Não me arrependi nem um pouco. A segunda temporada conseguiu ser ainda melhor do que a primeira, tendo seu último episódio lançado no dia 27 de março de 2016.

Agora estou na expectativa para a terceira temporada, que já foi anunciada para a temporada de outono desse ano. O título pode ser considerado um spoiler, então não vou colocar aqui. Se quiserem saber um pouco mais, seguem os links do MAL e do Teaser

Por fim, gostaria de dizer que Haikyuu!! consegue ser agradável até mesmo pra quem não é muito fã de esportes ou não entende muito de vôlei. Aos que já assistiram, gostaria de saber o que acharam e quais são as expectativas para a próxima temporada. Aos que não assistiram, assistam, e depois me contem o que acharam! Vou ficar muito feliz de saber que a minha recomendação terá sido útil de alguma forma.